segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mozilla lança Firefox 8

A Fundação Mozilla lançou mais uma nova versão do Firefox. Em sua oitava geração – dentre as quais contendo ainda com diversas versões intermediárias – o web browser traz as seguintes novidades e melhorias:
- Os Add-nos instalados por programas de terceiros são desabilitados por padrão;
- Adicionado o add-on de seleção de diálogo para gerenciar os add-nos previamente instalados;
- Adicionado o Twitter na barra de procura;
- Adicionado  uma preferência para carregar abas sob demanda, melhorando o tempo de carregamento quando o Windows é restaurado;
- Melhoria nas animações das abas quando estas são movidas, reordenadas ou destacadas;
- Aprimoramento no desempenho e no gerenciamento da memória;
- Adicionado suporte ao recurso CORS para texturas de domínio cruzadas no WebGL;
- Adicionado suporte para os menus de contextos do HTML5;
- Adicionado suporte para insertAdjacentHTML;
- Suporte aprimorado a hífen CSS para diversas línguas;
- Suporte aprimorado à WebSocket; e
- Corrigido diversos problemas de instabilidade.
O lançamento oficial do browser é na terça-feira, mas já é possível baixar o programa através do FTP da empresa.

Sustentabilidade: Aplicativo te ajudar a tomar banhos menos longos

O movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU (Starts With You, ou, "Começa com você", em português) lançou um aplicativo para ajudar na mudança de hábitos poucos sustentáveis.

O app, chamado de "Sai desse banho", incentiva a economia de água durante o banho de uma forma divertida. Ele desafia o usuário a ficar menos tempo debaixo do chuveiro, passando de cinco minutos para quatro, de dez minutos para oito ou de 15 minutos para 12. Quem não conseguir finalizar a limpeza durante o tempo sugerido será punido com um toque de música bem irritante.

O app também apresenta estatísticas referentes a quantos litros de água foram economizados e a evolução do usuário em cada banho. Segundo a companhia, a diminuição de um minuto do banho por dia equivale à redução de mais de três mil litros no mês.

Para baixar o "Sai desse banho", acesse a App Store do seu iPhone ou iPod touch.

Veja abaixo o vídeo do aplicativo.


Telefonia móvel: Brasil é o 12º país do mundo com maior incidência de impostos





Em uma lista contendo 111 países, o Brasil figura na 12ª posição entre aqueles que têm maior incidência de impostos sobre telefonia móvel. O cenário não é dos melhores, mas já foi pior: em 2007, ocupávamos a 4ª posição nessa mesma lista, com 28% do valor total revertido para o governo. Hoje, 25% do custo da telefonia é referente a impostos.

Os cinco países que encabeçam a lista são: Turquia (48,23%), Gabão (37,2%), Paquistão (31,61%), Grécia (30,44%) e Congo (29,14%). Já os que cobram menos taxas são China (3,3%), Nigéria (5,4%), Lesoto (5,95%), Iêmen (6,02%) e Irã (6,2%).

A redução no Brasil é uma exceção à regra vivenciada pelo mercado no período. Entre 2007 e 2011, a média mundial de impostos na telefonia móvel subiu de 17,4% para 18,1%. A conta é complexa: nela, são considerados também os impostos que incidem sobre a venda e importação dos aparelhos, sobre as mensagens de texto e a interconexão.

Uma outra característica observada pela GSMA (GSM Association) é o surgimento de um novo imposto, principalmente em países africanos. Por lá, está começando a se tornar comum a cobrança de uma taxa específica sobre o tempo das chamadas. 21 países, sendo 12 da África Subsaariana, aplicam essa regra.

A associação defende que a redução da tributação sobre a telefonia móvel pode significar aumento do PIB de países em desenvolvimento. Segundo eles, a cada 10 pontos percentuais de penetração do serviço, o PIB responde com um crescimento de 1,2%. O Quênia é um exemplo citado: após o governo reduzir o imposto sobre venda de telefones celulares em 16% em 2009, as vendas aumentaram em 200%. Como consequência do mercado aquecido, o total arrecadado em impostos aumentou 30%.