sexta-feira, 1 de abril de 2011

Parceiras da Microsoft já testam prévia do Windows 8

A Microsoft começou a distribuir no início da semana, para um grupo selecionado de fabricantes de PCs, a versão de testes do Windows 8.
Participam do teste do sistema operacional, com lançamento previsto para 2012, as principais empresas que vendem computadores que saem com Windows de fábrica, como HP e Dell.
O sistema para testes é distribuído pelo sistema Microsoft Connect, e de acordo com o site WinRumors, teria o número de versão 7971.0.110324-1900. A expectativa do mercado é de que a Microsoft libere uma versão beta, para testes em público, em setembro. O Windows 7 teve sua versão beta liberada para o público em janeiro de 2009, com lançamento do produto final em outubro do mesmo ano.
O que se sabe do Windows 8 por enquanto é que o sistema será o primeiro da Microsoft a ser compatível não apenas com chips com arquitetura Intel, mas também com processadores de tecnologia ARM, presente em smartphones - como o iPhone, por exemplo - e tablets.
O G1 apurou ainda que o sistema deve ter duas interfaces para o usuário, com uma aparência mais tradicional para computadores operados via mouse e teclado e outra para máquinas com tela sensível ao toque, como tablets

Windows Phone 7 atinge 11,5 mil apps em 1 ano

Desde o anúncio do Windows Phone, foram feitos mais de 1,5 milhão de downloads de ferramentas para desenvolvimento. Com um ano de vida, o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, já tem 11,5 mil aplicativos disponíveis para download. O dado foi divulgado pela companhia em uma longa nota no blog oficial da plataforma, com o balanço dos últimos meses.
Em comparação a outras plataformas, 11,5 mil é quase nada - a Apple tem mais de 350 mil aplicativos disponíveis. "Desde o começo, quisemos focar em qualidade em vez de quantidade. Reconhecemos a importância de ter grandes aplicativos na nossa plataforma e não inflar de maneira artificial os apps disponíveis ao consumidor quando listamos 'papéis de parede' como categoria, ou talvez permitir que apps concorrentes de outras plataformas aumentem o 'peso'", escreveu Brandon Watson, da Microsoft.
No período desde o anúncio do Windows Phone, mais de 1,5 milhão de downloads de ferramentas para desenvolvimento foram feitos (com os programas Visual Studio Express e Expression Blend 4 para Windows Phone), com 36 mil desenvolvedores ativos na plataforma. A cada semana, são 1,2 mil novos desenvolvedores. E, dos 11,5 mil apps disponíveis aos consumidores, 7,5 mil são pagos, de acordo com a Microsoft.